RICARDO SOARES - HIGHWAY
Guitarrista lança CD solo.
 

Ricardo Soares lança CD Highway


Trata-se do primeiro CD com treze faixas do guitarrista Ricardo Soares, brilhante expoente no cenário instrumental brasileiro. Seguindo uma tendência entre os músicos nacionais, Ricardo optou por registrar seu trabalho em uma obra independente, sendo também o Produtor do disco. Perfeccionista, garantiu que suas músicas soassem da forma mais próxima possível do que considera sua obra original, como se assinasse pessoalmente todas as músicas.

Apesar de ser um “debut”, Highway é um álbum maduro, fruto de um trabalho meticulosamente acabado e exaustivamente testado em inúmeras apresentações ao longo de sua carreira. A primeira impressão após uma rápida passada é de que suas melodias são agradáveis de ouvir, daquelas que ficamos cantarolando distraidamente ou assoviando pelos corredores. Não é, definitivamente, um CD de músico feito para “impressionar” músicos. Ricardo volta seu repertório ao ouvinte leigo, comum, sem se preocupar com escalas ultra rápidas e frases que parecem tiradas de um enfadonho livro de estudos.

A “cozinha” (muitas vezes deixada em segundo plano em discos desse gênero) recebeu um cuidado especial em Highway, comandada por instrumentistas do calibre do batera Luiger Lima, um craque. Há que se destacar as contribuições de Eduardo Ardanuy em “Via Crucis”, bem como a de Sidney Carvalho em “My Choice”.

Preste atenção à elogiada balada “Saudade” e à surpreendente “My Choice”. A primeira é carregada de sentimentos demonstrados em cada dedilhado de Ricardo Soares, remetendo-nos a memórias remotas, melancolia e até alguma dor. Uma pequena obra prima. Já “My Choice” traz o “peso” dos “riffs” distorcidos e o vocal “rasgado” de Eliah, sem deixar de mencionar o solo de Sidney Carvalho, simplesmente um achado! Highway possui ainda outra músicas cantada, “Don´t Cry”, que lembra o pulsante Hard Rock da Califórnia e bandas como White Cross e Bride.

“High Tension” mostra o lado mais técnico e preciso de Ricardo Soares. Desfilam-se duetos, ora com guitarras, ora com teclados, além de generosas doses de virtuosismo. Outro destaque é o solo de Marcelo Barbosa, um gênio das seis cordas e amigo de Ricardo Soares.

Highway de Ricardo Soares, obra recém-lançada desse grande músico capixaba, tem ingredientes para agradar aos fãs do rock instrumental assim como do ouvinte nem tão acostumado ao estilo. De produção esmerada, enxuta, representa bem o potencial do guitarrista que foi destaque nas últimas edições da Expo Music de São Paulo, tanto assim que conta com participações valiosas de músicos da envergadura de Eduardo Ardanuy e apoios oficiais como das gigantes Tagima, NIg e Onerr. Imperdível.

Por William T. Hayashi

Mais informações:

www.ricardosoares.net
www.myspace.com/ricsoares
www.youtube.com/ricardosoare
www.twitter.com/ric_soares




     << voltar
Confira o Preview da música "Hands" de Juninho Afram.